Novo Ônix Sedan



Chevrolet do Brasil lança (clique aqui e veja nosso artigo sobre o lançamento do Prisma) o Novo Prisma 2014 - sedã compacto com carroceria notchback (dois-volumes-e-meio, ou "sport sedan" na designação da equipe de marketing da GM) - carro que chega para impor concorrência à Fiat Grand Siena e Hyundai HB20S, complementando a linha de três volumes da GM, que já conta com o Cobalt.

Prisma, porém, tem um estilo acertado, com uma linha de teto com caída suave para a traseira, finalizando com um terceiro volume curto, complementado por uma tampa de porta-malas de desenho arredondado e elevado. Este carro não tem nada a ver com o antigo Prisma, do qual herdou apenas o nome, visto que se trata de um projeto baseado na plataforma GSM (Global Small Vehicle - Veículo Compacto Global) - que já deu origem a carros como Cobalt, Spin e Sonic. Os preçosainda estimadosvisto que a tabela oficial ainda não está disponíveldevem oficiais situam-se entre R$ 2.000 e R$ 2.500 reais acima das respectivas versões LT 1.0/LT 1.4 e LTZ 1.4do hatchback Onix.

Ou seja, o Prisma LT 1.0 (clique aqui e veja nosso artigo sobre o Prisma LT 1.0deve ter preçoao redor de R$ 34.590 R$ 34.990, enquanto a versão intermediária, o Prisma LT 1.4, precificado em R$ 38.190 R$ 38.490. O modelo topo de linha é o Prisma LTZ 1.4 (modelo apresentado nas fotos), cujo preço deve situar-se na casa dos de R$ 45 mil R$ 45.990.

É importante considerar que este carro tem inúmeras melhorias em relação aos compactos da geração passada da GM (Classic e Agile), como a maior rigidez torcional da carroceria, que resulta em maior estabilidade, sobretudo em curvas. O carro também é mais confortável e silencioso.

O Chevrolet Prisma tem um comportamento dinâmico caracterizado por sua suspensão firme, porém confortável, um volante com respostas diretas e um câmbio manual de engates precisos.

No meio do ano chega o Prisma 1.4 acoplado com a mesma transmissão automática de seis velocidades que equipa as versões automáticas do Cobalt e da Spin, sendo que será a primeira vez que essa caixa estará acoplada ao motor SPE/4 1.4 - visto que nesses outros modelos ela vem com o motor 1.8.

Essa versão automática do Prisma será, então, a topo de linha, com preço superior a R$ 47 mil - um valor que, ainda assim, será inferior ao pedido pelo Chevrolet Cobalt 1.8 LTZ Automático.

A posição de dirigir o Prisma 2014 é exatamente a mesma do Onix, ou seja, elevada. As portas dianteiras e traseiras também são as mesmas, e isso significa que elas herdam do hatch o mesmo puxador em posição muito baixa - que dificulta o seu manuseio.

O interior do Novo Prisma 2014 adota o mesmo painel do Onix, mas diferencia-se do irmão menor por adotar uma nova padronagem dos revestimentos dos bancos, com aspecto mais luxuoso (enquanto o do Onix é mais esportivo).

O painel desta versão LTZ já incorpora o sistema MyLink (que também pode ser pedido como opcional na versão LT, ao custo adicional de R$ 1.300), que, por meio de uma conexão comsmartphone em uma loja virtual (Apple Store ou Google Play), pode ser carregado com um aplicativo de navegação integrado.

Esse sistema de navegação GPS é o BringGo - já usado por outros modelos da marca nos EUA, como o Spark. Para instalar o aplicativo no MyLink, o usuário deverá comprá-lo na loja virtual (ao custo de cerca de R$ 100 reais) e parear o telefone com o MyLink via Bluetooth.

Outro aplicativo que estréia no MyLink, este gratuito, é o TuneIn, que fornece acesso a cerca de 70.000 rádios internacionais. É importante considerar que as duas aplicações só funcionam com osmartphone conectado ao MyLynk.

Os atuais proprietários de Onix que se interessem pelos aplicativos, devem passar em uma concessionária da Chevrolet para fazer a atualização do sistema MyLink.

Na parte traseira do interior observa-se bancos bi-partidos, com possibilidade de rabatimento, o que permite acesso ao compartimento de bagagem.

Os motores do Prisma 2014 são os mesmos que equipam o Chevrolet Onix, ou seja, o 1.0 SPE/4 com 80 cv e torque máximo de 9,8mkgf, quando abastecido com álcool, e cuja potência cai para 78cv e torque de 9,5mkgf, quando usado o combustível fóssil (gasolina).

O motor 1.4, que equipa a versão intermediária LT (lembrando que a LT também pode ser equipada com o 1.0) e a LTZ, tem potência de 106cv e torque de 13,9 mkgf, quando usado o álcool. Esses números caem para 98cv e torque de 13mkgf no caso da gasolina.

Os dados de desempenho das versões 1.0 e 1.4 são os seguintes (dados da Revista Auto Esporte):

Prisma 1.4 LTZ

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 12 s
Aceleração de 0 a 400 m: 18,2 s
Aceleração de 0 a 1000m: 33.5 s
Retomada de 40 a 80 Km/h: 7,7 s
Retomada de 60 a 100 Km/h: 12,2 s
Retomada de 80 a 120 Km/h: 18,4 s


Prisma 1.0 LT

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 15,5 s
Aceleração de 0 a 400 m: 19,8 s
Retomada de 40 a 80 Km/h: 9,0 s
Retomada de 60 a 100 Km/h: 15,9 s
Retomada de 80 a 120 Km/h: 28,7 s

Consumo

Os dados de consumo do Prisma ainda não estão disponíveis, mas não devem diferir muito dos observados no Onix com a mesma motorização, até mesmo porque a GM conseguiu a façanha de deixar o sedã cerca de 15Kg mais pesado que o hatch. Dessa forma, os dados de consumo não devem variar de forma significativa em relação aos números abaixo (do hatch):

1.0 (Etanol)

Ciclo urbano (cidade): 6,6 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 14 Km/l

1.4 (Etanol)


Ciclo urbano (cidade): 5,8 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 11,3 Km/l

O site AutosSegredos já publicou a lista de equipamentos de série e opcionais de todas as versões do Prisma, e nós fazemos, então, um resumo aqui:

Novo Prisma 2014 LT 1.0 (versão de entrada - R$ 35.490), contendo os seguintes itens de série: sensor de estacionamento, vidros elétricos dianteiro, travas elétricas, alarme anti-furto, abertura elétrica do porta-malas, ar quente, rodas de aço de aro 14 polegadas e volante com regulagem de altura. Opcionalmente pode ser pedido o ar-condicionado e o sistema My Link.

Novo Prisma 2014 LT 1.4 (versão intermediária - R$ 38.190), que conta com todos os itens do Prisma LT 1.0 e acrescenta: lanternas traseiras com lentes escurecidas, faróis dianteiros com mascara negra e lente decorativa Ice Blue, rodas de aço em aro 15 polegadas. Mesmo nesta versão o ar-condicionado e o sistema My Link são opcionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Strada Adventure Cabine Dupla 3 Portas

Novo Honda Civic G10

Nova TORO