Nova Strada Adventure Cabine Dupla 3 Portas
Principal divisor de águas na briga pela liderança do mercado contra a Volkswagen, a Strada acaba de ser lançada oficialmente como linha 2014 com novidades (não tão novas assim): nova traseira, maior capacidade de carga, leve reestilização na dianteira da versão Working e terceira porta para a carroceria cabine dupla. Em 2013, garantidamente a picape da Fiat não perde a ponta do segmento. Será que algum concorrente poderá ameaçá-la em 2014?
A nova traseira e a terceira porta foram anunciadas pela marca italiana há mais de um mês. Logo, apenas a dianteira da versão Working e os novos volumes da caçamba são novidades de verdade.
A nova frente deixou a Strada de entrada com um aspecto mais parrudo, característica bem-vinda para um veículo desse segmento. As alterações ficaram em sintonia com as novas laterais e traseira da picape, tornando o conjunto mais moderno. As versões Trekking e Adventure também se beneficiaram com a evolução lateral e da parte de trás.
A mudança traseira também foi boa para a capacidade de carga. Com os 8 cm a mais de altura da caçamba, a Strada Working Cabine Simples ganhou 120 litros de volume (total: 1.100 l e 705 kg total), enquanto a Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade (800 l e 685 kg total) e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume (580 l e 650 kg total).
A Fiat Strada continua disponível em três versões de acabamento, com três opções de motor, cabine e duas ofertas de câmbio. A Working (cabines simples, estendida e dupla) conta com o propulsor 1.4 Fire (não é o EVO), que desenvolve 85 cv de potência e 12,4 mkgf de torque com gasolina e 86 cv e 12,5 mkgf com etanol.
A Strada Trekking (cabine dupla) tem motor 1.6 16V E.TorQ que desenvolve 115 cv e 16,2 mkgf com gasolina e 117 cv e 16,8 mkgf com etanol. A versão topo de linha, Adventure (cabines estendida e dupla), conta com transmissão manual ou manual automatizada Dualogic Plus, sempre com a motorização 1.8 16V E.TorQ, que gera 130 cv de potência e 18,4 mkgf de torque com o combustível fóssil e 132 cv e 18,9 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.
A versão Working 1.4 vem equipada, de série, com computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), conta-giros, Fiat Code 2ª geração, Follow me home; airbag duplo fronta; freios com ABS e EBD; protetor de caçamba, chave desmodrômica, retrovisores externos com comando interno mecânico; rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com pneus 175/70 R14; tampa da caçamba removível e com chave, tomada 12V, entre outros itens.
Além do motor 1.6, a versão Trekking Cabine Dupla vem com os equipamentos da Working com a adição de abertura elétrica bocal de abastecimento, alças de segurança lados motorista e passageiro; brake light; calotas integrais; ar-condicionado (+ para-brisas degradê); cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura; direção hidráulica, faróis de neblina, janela traseira corrediça, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas e luz interna com temporizador), vidros elétricos com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura, entre outros. Entre os opcionais, destaque para o bloqueio eletrônico de diferencial Locker, antes exclusivo do acabamento Adventure 1.8.
A versão Adventure tem os itens da Trekking, além de banco do motorista com regulagem de altura; bússola e inclinômetros longitudinal e transversal; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B); retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, rodas de liga leve 5.5 X 16” + pneus de uso misto; entre outros.
Modelo | Cabine | Preço (R$) |
Fiat Strada Working 1.4 | Simples | 33.750 |
Fiat Strada Working 1.4 | Estendida | 36.870 |
Fiat Strada Working 1.4 | Dupla (3 portas) | 42.330 |
Fiat Strada Trekking 1.6 | Dupla (3 portas) | 48.360 |
Fiat Strada Adventure 1.8 | Estendida | 49.480 |
Fiat Strada Adventure 1.8 | Dupla (3 portas) | 54.360 |
Considero as versões Trekking e Adventure da picape da Fiat caras, especialmente porque não oferecem alguns itens considerados até simples, como pré-disposição para rádio.
Mas, sem dúvida, com muitas versões e possibilidades (três opções de motor e cabine e duas de câmbio), a picape Strada consegue concorrer de maneira igual ou superior com todos os concorrentes direitos. Vejam abaixo as vendas de 2013 de acordo com a Fenabrave:
1º. Fiat Strada – 95.777 unidades
2º. Volkswagen Saveiro – 53.585 unidades
3º. Chevrolet Montana – 34.559 unidades
4º. Ford Courier – 3.040 unidades
5º. Peugeot Hoggar – 566 unidades
2º. Volkswagen Saveiro – 53.585 unidades
3º. Chevrolet Montana – 34.559 unidades
4º. Ford Courier – 3.040 unidades
5º. Peugeot Hoggar – 566 unidades
O domínio da Strada é notável e, mais uma vez, a picape será a líder do segmento em 2013. De janeiro a setembro desse ano, conforme números acima, a picape da Fiat vendeu mais do que as quatro concorrentes somadas – líder absoluta!
A Volkswagen Saveiro consegue manter a disputa aquecida, mas perde pela limitação de opções: duas carrocerias (simples e estendida). uma motorização – 1.6 8V (101/104 cv) – e apenas câmbio manual. Entretanto, a marca alemã prepara uma versão cabine dupla (provavelmente 4 portas) e o novo motor 1.6 16V para a sua picape compacta, prometendo desbancar a italiana do topo! Espero que um motor menor também seja ofertado, assim como uma segunda opção de transmissão.
A Chevrolet Montana, enquanto for derivada do Agile, mesmo com a linha 2014 (que não tem a dianteira nova do hatch), continuará fixa (ou seria amargando?) na terceira colocação. O modelo tem apenas uma opção de motor, câmbio e cabine: 1.4 Econo.Flex (97/102 cv), manual de cinco marcha e simples, respectivamente. Por mais que a Montana seja um carro legal, não tem condições de vender mais do que Strada e Saveiro.
Vamos esperar 2014 para ver o segmento de picapes médias pegar fogo! Até o ano que vem, a dona absoluta do pedaço é a Strada.
Comentários
Postar um comentário